domingo, 17 de maio de 2009

Histórico da Escola. Est. Mons. Rangel.


A Escola Estadual "Monsenhor Rangel", foi criada em 08/08/54, com ato de autorização de funcionamento sob a resolução de nº 107 de 03/12/76 pela Secretaria do Estado da Educação e Cultura.


A escola tem como nome Escola Eatadual "Monsenhor Rangel", devido homenagens feitas ao ilustre vulto de nossa cidade , o Monsenhor Rangel, sacerdote de méritos conhecidos , não só na área religiosa, mas também na área política educacional.


A Escola antes da resolução de 1º Grau era denominada de Grupo Escolar "Monsenhor Rangel", localizado ao Sul da cidade de Gararu. Era chamada de Rangel por motivo do ilustre padre que ao mesmo tempo foi transformado em Monsenhor. Fez suas primeiras letras na Escola Rural Estadual da Lagoa Primeira, vindo estudar 3ª e 4ª série com a professora Maria da Conceição Dória, que também o ensinou no primário.


Morava na "Rua do Beco". Era um menino rebelde que chegou a ser apelidado de "Cão do Beco" devido as tarvessuras que fazia com as demais crianças.


Seus pais, mais tarde, com condições razoáveis, colocou-o no Colégio Jackson de Figueredo, sendo conduzido pelo político da época, o senhor Elízio Araújo, que também prestes a se ordenar padre, casou-se com a senhora Terezita Albuquerque Araújo, levando o Rangel a escolher a vocação religiosa. E através dos Araújos foi para o Jackson e lá se ordernou padre, imediatamente transformado em Monsenhor. Ocupou a Academia de Letras e de Teologia. Prestando uma homenagem a este ilustre, a Escola passou a se chamar Monsenhor Rangel.

2 comentários:

  1. Ola gostaria de saber como Monsenhor Fernando Rangel de Melo foi conduzido para o colégio por Elysio Araujo, pois o senhor Elysio Araujo nasceu em 23 de novembro 1910 e Fernando Rangel de Melo nasceu em 30 de maio de 1870, ou seja quando Elysio Araujo nasceu o Monsenhor Fernando Rangel de Melo já tinha 40 anos, e Monsenhor Fernando Rangel de Melo faleceu em 1930 no Rio de Janeiro, quando Elysio Araujo tinha apenas 20 anos.
    Acho assim que o Monsenhor Rangel pode ter ajudado a Elysio Araujo no seminário, pois Elysio estudou 10 anos no seminário no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir